segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sônia Gabriela

A Gabriela da minha memória. A cabocla paranaense-carioca que é por demais a Bahia, tal como Jorge Amado a sonhou, é tão bonita quanto a canção de Tom. Sônia Braga, sempre Gabriela!

Tema de Amor de Gabriela (Tom Jobim)

"Chega mais perto moço bonito
Chega mais perto meu raio de sol
A minha casa é um escuro deserto
Mas com você ela é cheia de sol
Molha tua boca na minha boca
A tua boca é meu doce, é meu sal
Mas quem sou eu nessa vida tão louca
Mais um palhaço no teu carnaval
Casa de sombra, vida de monge
Quanta cachaça na minha dor
Volta pra casa, fica comigo
Vem que eu te espero tremendo de amor"


2 comentários:

  1. É meu caro, essa Gabriela descrita por Tom é tentação dos mares da Bahia. “Gabrielas da Bahia”, narradas de forma apimentada por tantos escritores. Sei como é, tenho uma em casa. Jeitinho de quitute baiano, uma mistura adocicada, picante, suculenta, serena, e ao mesmo tempo inocente. Mulheres, não apenas as baianas, são presas fácies do feitiço de um sorriso bonito e um bom chamego. Mas, o que as aprisionam é o bailado do coração, esse é um órgão que fazem delas sensíveis, com dom de enxergar sentimentos em terceira dimensão. Hoje, as histórias dos romances nos velhos engenhos de Ilhéus, continuam acontecendo em outros cenários. Quando a conheci, estava em um prédio longe da terra boa, mas parecia caminhar em uma fazenda de cacau, pois senti o aroma da secagem das sementes. Tem chocolate aí? Algo soou diferente para ela, quando pedi-lhe um chocolate...

    ResponderExcluir
  2. "Jeitinho de quitute baiano, uma mistura adocicada, picante, suculenta, serena, e ao mesmo tempo inocente." Que sorte a sua... Aprisione-a, então, com o "bailado do coração".
    Obrigado pela vista e pelo comentário.

    ResponderExcluir