terça-feira, 12 de julho de 2011

Daniel e o Renascimento


Manhã em casa por conta de vidraceiro, marceneiro, papel de parede, pintor e internet que não funciona. Para completar, Recife chovendo e metade deles com boa justificativa para a ausência ou para o atraso. Basicamente um desses dias que você perde trabalho, paciência e compostura com os demais seres humanos e apela até para Nossa Senhora das Reformas de Apartamento. Imagino que entre a grande quantidade de Nossas Senhoras, a Das Reformas possa existir e me acudirá neste momento de infortúnio. Também faço minha Mea Culpa de viajante e entendo que na ausência do dono o porco demora a engordar... Como em nada se perde tudo e pensando no Barão de Itararé que dizia “de onde menos se espera é que não sai porra nenhuma mesmo”, acabo relaxando e indo papear com o pintor, único no apê nesta manhã de terça. E que figura o sujeito. Como soube que acabo de vir da Itália, de bate-pronto assume-se como um renascentista que adora Michelangelo. Você viu a Capela Sistina? Não, Daniel, essa fica no Vaticano e fui apenas à Florença. Dele vi umas pinturas famosas em um museu  e uma escultura. O Davi, né? Indaga, confesso que para minha surpresa, o meu pintor de paredes renascentista. Repenso a frase do Barão e inverto-lhe o sentido... Acabei até esquecendo um pouco os problemas da reforma e da montanha de trabalho que me aguarda na universidade. Lá eles respeitam mais as pessoas importantes? Tipo Dante Alighieri? Digo que há pela cidade estátuas e quadros que o relembram. Daniel fica satisfeito em sabê-lo, pois A Divina Comédia, ele me garante, é uma das grandes obras da humanidade. E veja que interessante, filosofa ele, os grandes escritores são latinos: Dante, Camões e Cervantes. Lembro-lhe que Shakespeare, por exemplo, é da Inglaterra... Ele medita, é verdade... era outro grande, diz com ar professoral e de admiração. Fala, com uma gargalhada dessas deliciosas, sobre um amigo evangélico que já leu a Bíblia quatro vezes: É doido, né não? Diz que nem discute mais com ele, pois se acha um materialista e a Bíblia é mais uma questão de fé que de lógica. Que figura, esse Daniel. Enrola um pouco no trabalho (embora o faça com esmero) e acabou me convencendo a pagar-lhe um pouco mais que o inicialmente acordado. Chega-me o técnico da net. Deixo meu pintor  a retocar o rodapé e vou discutir os problemas de conexão que, por fim, acabam não resolvidos e carecem de nova visita. O dia não está dos melhores. Melhor voltar a prosa com Daniel, pois, como ele mesmo diz, o dia não está nada renascentista...

6 comentários:

  1. Vixe que Daniel ta igual ao mendigo daqui: vc quer falar em que lingua? rsrsrs

    Beijos, lindo!

    ResponderExcluir
  2. Leidivam...

    Não reclame do pobre DANIEL rapaz, pense que poderia ter ficado apenas no velho INSS (ILUSOES DE NÁUTICO, SPORT E SANTA). Deve ser amigo do taxista MANINHO, ex-frade carmelita que fala de ROMMMMA com propriedade e a viajem mais longa que fez foi uma corrida até CATOLÉ DO ROCHA...

    PARABENS PELO TEXTO

    ResponderExcluir
  3. LEIDIVAM

    E sobre as Nossas Senhoras, ouvi falar em algumas interessantes, como: N.S. das Rapaduras, N.S. das Bicicletas, N.S. dos Cornos (essa eu ouvie em um lugar chamdo de chifrolândia-bairro da juazeiro-BA), N.S. das Grotas, N.S. dos papudin e N.S. dos barrigudos. Então criemos a NOSSA SENHORA DAS REFORMAS.

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando sai alguma coisa de onde não se espera ;)
    Beijos Cristinho (e muita invejinha, por não ter encontrado nossa linda grávida)

    ResponderExcluir
  5. Beijos, Fernadinha! Ela tá ainda mais linda...

    ResponderExcluir