sábado, 23 de julho de 2011

Davi, Dona Eleonora e Eu: A Batalha Final

Foto: Clístenes Nascimento
Cinco metros de altura. A luz natural filtrada pela abóbada construída para aninhá-lo destaca ainda mais a inquietante beleza da mais perfeita estátua do mundo. O olhar sereno, quase doce, mesmo momentos antes de enfrentar o supostamente invencível gigante, em nada sugere soberba ou brutalidade. Davi é um vitorioso elegante, sem afetações. Ideal do Homem renascentista moldado por Michelangelo que, além do rei de Israel, representaria a liberdade e dignidade de todo homem ao enfrentar a tirania e a injustiça. Podem até reclamar que o pinto do herói poderia ser maior (embora sua nudez tenha provocado a ira pudica dos florentinos em sua primeira aparição pública na Piazza della Signoria - onde hoje se encontra uma cópia...), mas a altivez do corpo perfeito trazido à vida pelo artista se impõe ante os desejosos por um pênis mais portentoso. Vá lá que, olhando de lado, achei que ele tinha uma barriguinha... Fui alertado que se tratava, provavelmente, da posição um tanto relaxada do modelo. Acho que pode se tratar, também provavelmente, de minha inveja ante a minha própria, que, não sendo indefectível como a do guerreiro adolescente, tende ao crescimento com a ausência do duro mármore e dos exercícios devidos. Em verdade, o realismo das curvas do corpo nu é magistral. Dizem que o mármore de Carrara utilizado ficou 25 anos abandonado no pátio da Catedral de Florença até Michelangelo aceitar a incumbência, antes declinada por Donatello e Verocchio, de nos fazer crer que há vida dentro da rocha. 

Não resisti e quis registrar a colossal figura em fotos. No photos, advertiu-me uma senhora com gestos afetados e amplos (italiana, va bene...) que me fez recordar a inspetora de minha escola lá em Campina Grande... Talvez isso, juntamente com o exemplo do altivo David, tenha instigado minha adolescência adormecida e incitado uma pequena batalha contra aquela Golias tirânica que vigia museus. Ainda era cedo aquela manhã. Poucos visitantes no museu. Tentei fugir do olhar atento e fiquei atrás da escultura, de onde consegui apenas uma primeira foto de uma bunda desfocada... Não me dei por vencido. Procurei a melhor posição para o próximo ataque. Distanciei-me e usei o zoom para tomar uma foto mais geral. Até que ficou boa, dada à situação de picardia e transgressão, pois demonstra o estupendo efeito que a estátua nos causa, quando primeiro a percebemos, ao fundo do corredor. De longe, para demonstrar que estava sacando o lance, a guardinha lançou-me um olhar de engraçadinho-pensa-que-não-vi... Fiz-me de estátua e continuei a estudar a estratégia mais adequada.

A primeira das fotos roubadas...

Outros turistas começaram a chegar e não tardou a que fôssemos demasiados para sua vigilância leonina. Procurei, envergonhado por me aproveitar de seu momento de atenção desviada, atacar sorrateiramente pelos flancos. Duas pilastras ao lado de Davi seriam meu refúgio para, covardemente, admito, derrotar a minha rival florentina. Foi engraçada a mulherzinha brava tentando me pegar no flagra, escondido entre as pilastras... Conseguiu uma vez e, sem dizer palavra, fez o gesto de saia daí, menino, tô vendo... Em Carrara Esculpida a cara de Dona Eleonora me repreendendo no intervalo entre as aulas... Nas vezes que saí vitorioso sobre aquele pequeno Golias, capturei algumas imagens do herói (Talvez em breve eu receba um pedido de extradição para ser julgado na Itália...). Mas, vejam só: desde a adolescência era apaixonado pelo Davi de Michelangelo e morria de medo de Dona Eleonora me pegar fazendo alguma traquinagem (sala da Diretora na certa!!). Que deliciosa catarse nos encontrarmos todos em um Museu em Florença, 25 anos depois... 


Um comentário:

  1. Querido amigo, a foto ficou uma obra-prima também. Belíssima!!!! Tão nítida, tão real, que nos transporta para o museu. Apesar da tensão, a sua traquinagem foi bem sucedida. kkk A forma como você narrou a batalha nos leva a compartilhar a cartase da vitória com você. Viva a transgressão!!! Viva a concretização dos sonhos!!!!

    Um abraço forte como o mármore,
    Valéria

    ResponderExcluir