quinta-feira, 28 de abril de 2011

Beethoven e Eu


Vi-o sentado na borda da minha cama, claro como os pelos de um poodle, com uma caneca de chá quentinho (ainda hoje sente o frio da água a lhe arrepiar a espinha). Parecia deprimido em sua autocomiseração, mas articulava bem as palavras no sotaque forte do interior paulista. De fato, fiquei até surpreso que um vira-lata (mesmo que chamado Beethoven) dominasse tão sublimemente a língua portuguesa. Embora triste, falava pausada e suavemente. O único momento de alteração de sua face canina veio quando me pediu que mudasse a música de Jobim. Desde o dramático acontecido, Águas de Março não “lhe caía muito bem...”. Pois é, o danado do cachorro perdido na enchente finalmente me apareceu. Em sonho, mas mesmo assim fiquei um pouco mais aliviado. Contou-me que mordeu a dona sem querer, na hora do desespero com a água barrenta ameaçando os dois. Pediu-me que lhe enviasse as desculpas por este ato falho e até me entregou, impresso em três vias de papel reciclado, o seu Curriculum Mortis para que ela guarde com carinho. Se não fosse pela imprudente dentada, lamentava-se, talvez os dois ainda estivessem unidos. Assenti com a cabeça; não quis revelar-lhe que Dona Ilair, em verdade, não teve forças para segurar ambos (ele e a corda) e teve que deixar o bichinho seguir a torrente. Talvez ele não suportasse a revelação da escolha. Era preferível a certeza da mordida mal dada à síndrome da rejeição póstuma, visto que, dada a sua situação de desencarnado, não poderia mais usufruir da convivência afetiva com a dona para a necessária superação do trauma psíquico. Sentia-se um pouco febril devido à leptospirose adquirida via água contaminada, mas garantiu que a apatia nada tinha a ver com as lembranças do triste momento e era também sintoma da doença bacteriana. “Se foste veterinário, e não agrônomo, entenderias melhor...” Não me convenceu muito, mas não discutimos mais o assunto. Desviamos para futebol, câmbio desfavorável às exportações e Spas para cães. Terminamos a noite ouvindo a Nona Sinfonia e jogando Batalha Naval. Ele ganhou três das quatro disputadas. Nem sempre se ganha, mas definitivamente fiquei um pouco mais aliviado após esse papo com o Beethoven...

3 comentários:

  1. É, meu caro, se seu novo amigo aparecer outra vez, diga a ele que quem sabe na próxima encarnação... bjs!!

    ResponderExcluir
  2. O que é isso?????? Ri demais!!!! Excelente, eu já falei uma vez que você deveria investir em ficção!!!!

    ResponderExcluir