quarta-feira, 6 de abril de 2011

Liberdade de Imprensa... (?)


 

                As sandices da “revista de maior circulação nacional” (quando penso que o ápice já havia sido atingido) ainda me surpreendem. A reportagem é sobre terrorismo no Brasil com direito a uma ameaçadora e sombria foto de Bin Laden na capa. O distinto jornalista afirma, baseado em boatos e relatos vazados do Wikileaks por diplomatas norte-americanos estúpidos, com quase total desconhecimento do país, que a Al Qaeda e outras quatro organizações terroristas usam o Brasil para divulgar propaganda, planejar atentados, financiar operações e aliciar militantes”. E, pasmo, leio a matéria me alertar que o jornalista falou com seis (6!) desses terroristas (Considerando as ínfimas dimensões do nosso país, esse número é algo preocupante para a revista...). Além disso, ainda especulam que o Brasil é leniente com essa situação (mesmo ficando claro o conhecimento da Polícia Federal sobre os suspeitos e a não necessidade de maiores alardes) e por isto esses homens bomba-palito estariam no nosso meio. E (pasmo novamente) prova disso é que seríamos coniventes com movimentos sociais, especialmente o MST, que têm viés terrorista. Que esta versão tupiniquim da Fox americana confunda Movimento Social com terrorismo já não me espanta... mas o abuso desrespeitoso ao senso crítico, pelo visto, ainda tem muitas pérolas a nos apresentar.
                Aliás, na mesma magnífica edição, a revista está indignada com o que chama de cerceamento à liberdade de imprensa. Julga inadmissível (e aí? ainda há espaço para o pasmo??) que a CARAS (sim, você leu bem: CARAS) tenha sido impedida judicialmente de publicar comentários de ordem pessoal feitos pela Cibele Dorsa (que se suicidou alguns dias atrás) sobre o seu ex-marido hoje casado com a filha de Onassis.  Isso a revista considera informação relevante e um atentado à liberdade de imprensa. Afinal, o que faríamos sem essa informação, não é mesmo?!
               

4 comentários:

  1. existe um tabu quando se cogita a palavra censura. mas a imprensa não discute a falta de ética, manipulação e sensacionalismo, além das mentiras toscas de seu conteúdo, não é? liberdade de imprensa para tal finalidade é completamente questionável.

    ResponderExcluir
  2. A estrategia inescrupulosa de espalhar o medo para manipular, de juntar alguma fracao de verdade com muita distorcao e invencao para criar a desinformacao. E claro, sempre atacar os movimentos sociais, em especial o MST.

    Partilho da mesma indignacao que voce quando leio qualquer pagina dessa revista.

    ResponderExcluir
  3. "...de juntar alguma fracao de verdade com muita distorcao..." Disse tudo, Márcia!

    ResponderExcluir